Artigos

Estabelecendo uma trajetória para criar um desempenho excepcional

Grande parte das empresas de classe mundial alcançaram um desempenho excepcional, ou seja, realizam o seu trabalho muito diferente e com alta qualidade e produtividade em relação as outras empresas. Mas o que as torna tão diferentes? Ocorre que se formos examinar um aspecto que reputamos relevante para o sucesso dessas empresas, chegaremos à conclusão que um dos principias fatores é a Liderança que inspira, desenvolve e age para liderar equipe de alto desempenho.

Ou seja, todo Líder tem sempre uma tarefa a cumprir e uma equipe para liderar para gerar os melhores resultados. Como Líder suas missões principais são 1º definir o que precisa acontecer e 2º fazer isso acontecer. Ambos os trabalhos devem ser realizados a partir dos passos a seguir:

  1. Escolher as pessoas certas;
  2. Definir um objetivo claro e exequível;
  3. Planejar as ações com base em cronograma bem feito;
  4. Acompanhar os resultados e desempenho;
  5. Realizar os ajustes necessários.       

Voltando as empresas classe mundial, percebemos que elas possuem essas equipes de alto desempenho empresarial e operacional que compartilham três objetivos comuns:     

  1. Focam no aumento da sua produtividade enquanto mantém e superam o nível de qualidade;
  2. Planejam e buscam o aumento da visibilidade e controle para gerenciar seu trabalho mais efetivamente e tomar melhores decisões; e
  3. Buscam permanentemente a construção de uma cultura focada no alto desempenho.

A pergunta é: por onde começo?

Primeiro, é saber em que estágio se encontra a empresa, ou seja, qual o grau de maturidade de excelência empresarial e operacional que se encontra para em seguida avançar para novos níveis de maturidade.   

Sugerimos aqui quatro estágios (Inicial – Básico – Intermediário – Avançado) e aí podemos construir um modelo passo a passo para alcançar a Excelência Empresarial e Operacional.

Cada estágio é uma medida das capacidades da organização e tem marcos importantes que devem ser cumpridos antes do avanço para a próxima fase é possível. Empresas de sucesso estão em constante movimento, progredindo através de cada estágio e depois trabalhando para melhorar continuamente.

Avançar de um estágio para o próximo é o resultado direto de um investimento deliberado em quatro disciplinas principais: Organização, Estratégia, Processo e Tecnologia.

Organização

Visa gerar um ambiente de alta colaboração por meio da:

  • Redução de interrupções e ruídos por meio de uma boa comunicação que pode ser caracterizada por uma matriz de responsabilidade.

Observação: Todos sabem que uma boa colaboração é essencial para permanecer competitivo. Mas o estado da arte nesta disciplina é ser capaz para comunicar rapidamente a mudança de direção e coordenar sua equipe, para que a pessoa certa esteja trabalhando na tarefa certa no tempo certo.

Estratégia

Tenha um planejamento centrado nas habilidades e competências de pessoas e processos, visando alinhar as pessoas com o trabalho mais importante a ser realizado para o alto desempenho.

Observação: Na economia “on-demand” que vivemos hoje, as necessidades e requisitos dos clientes mudam em tempo real, assim como as necessidades comerciais, competitivas e tecnológicas são dinâmicas. As equipes devem ser capazes de gerar e alterar os planos no meio do caminho, tendo ciclos de planejamento mais curtos e ágeis. Quaisquer mudanças devem ser comunicadas de forma rápida e clara a todos os membros da equipe para que as mudanças sejam integradas ao trabalho do dia-a-dia.

Processo

Aqui um novo paradigma: desenvolva modelos de processos que facilitem sua movimentação mais rápida com fluxos de trabalho bem definidos e simplificados com novas formas para modelar e facilitar o trabalho.

Observação: Os processos são ativos da organização e não são mais lineares ou sequenciais, mas condicionais. Rapidamente mudanças nas condições podem exigir mudanças abruptas e adaptativas em um processo, forçando as equipes se adaptarem no tempo. As melhores equipes utilizam modelos para apoiar o gerenciamento ativo para facilitar ajustes e refinamentos para obter os melhores resultados. Gerentes em empresas líderes também estão aprendendo rapidamente como aproveitar automação para otimizar a produção de sua equipe. Usado de forma eficaz, complementa os trabalhadores do conhecimento e pode ajudar a definir o trabalho é feito e como isso é feito.

Tecnologia

A Tecnologia possibilita uma gestão corporativa com total visibilidade das ações e resultados e capacita a tomar as melhores decisões por meio de maior acesso para dados qualitativos que possibilitam melhores análises.

Observação: Em um mundo de mudanças significativas e fluidez, é fundamental para desenvolver uma abordagem que promova a comunicação ativa e instantânea da equipe. A precisão e oportunidades dos dados permitem a prevenção e correção rápida do curso, aumentando a previsibilidade no planejamento e melhoria contínua do processo.

Investir nessas quatro disciplinas eleva os níveis de toda a organização e o ajuda a avançar em cada estágio da jornada para a excelência!

A e-LOGOS está apta a apoiar sua jornada de evolução da sua organização para avançar em estágios que garantam um desempenho excepcional!

¬ Artigo escrito por Elysson Ribeiro

 

 

Artigo, Elysson Ribeiro, e-LOGOS, Serviços de Organização, Serviços de Estratégia, Serviços de Processos, Serviços de Tecnologia, Transformação Digital, Modelo de Negócios, Plano de Negócios

DO que sua organização precisa?

Juntos, vamos simplificar a gestão

Faça um diagnóstico organizacional online e gratuito

Rua 20 Norte, Lotes 01 a 03, Loja 03 (sobreloja)
Edifício Green Park
71.900-100
Águas Claras - DF

© 2020 e-LOGOS, Todos Os Direitos Reservados
design by The Red Studio