e-LOGOS

Decifrando o DNA de uma Empresa Próspera

“A administração é um processo operacional composto por funções como planejamento, organização, direção e controle. O planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes.”

“A principal finalidade de uma empresa é ter clientes e suprir suas necessidades e desejos, deixando-os satisfeitos. As organizações adquirem, assim, um papel social, tendo como missão entregar valor à sociedade.”

Peter Drucker

Antes vamos entender o conceito do que é DNA:

“O Projeto Genoma Humano (PGH) fundado em 1990, consistiu num esforço internacional de laboratórios especializados para o sequenciamento do genoma humano e a identificação de todos os nucleotídeos que o compõem, codificando as proteínas do corpo humano e também aquelas sequências de DNA (Ácido Desoxirribonucleico) que é uma molécula presente no núcleo das células dos seres vivos que carrega toda a informação genética de um organismo) que não são genes. Em 14 de abril de 2003, um comunicado de imprensa conjunto anunciou que o projeto foi concluído com sucesso, com o sequenciamento de 99% do genoma humano com uma precisão de 99,99%. ”

Fonte: Projeto_Genoma_Humano

Ora, e se fôssemos decifrar e identificar quais os fundamentos e virtudes que são necessários para criação de uma empresa próspera?

Entretanto examinemos primeiro o significado da palavra prosperidade: “Prosperidade (do latim prosperitate) refere-se à qualidade ou estado de próspero, que, por sua vez, significa ditoso, feliz, venturoso, bem-sucedido, afortunado”.

Certamente, todas as empresas ou organizações públicas e privadas desejam ser prósperas, ou seja, progredir e evoluir, sendo bem-sucedidas ao longo de sua existência! Mas porque algumas conseguem crescer e evoluir permanentemente e outras não conseguem alcançar esse objetivo? Ou seja, fazendo uma analogia com o DNA: quais as proteínas de uma organização que devem ser sequenciadas e energizadas para gerar e manter a tão sonhada prosperidade para todas as partes interessadas?   

E se nos inspirássemos nos conceitos de Virtudes Cardeais para orientar o comportamento corporativo para gerar empresas prósperas? Gostei da ideia! Vamos então a esse desafio!

  • Justiça (que é um senso constante e firme de vontade de dar aos outros o que lhes é devido);
  • Fortaleza (ou força que assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura do bem);
  • Prudência (originalmente “sapientia” que em latim significa conhecimento ou sabedoria), dispõe a razão para discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir. Ela conduz a outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida", sendo por isso considerada a virtude-mãe humana);
  • Temperança (ou Moderação) que "modera a atração dos prazeres, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e proporciona o equilíbrio no uso dos bens criados", sendo por isso descrita como sendo a prudência aplicada aos prazeres.

JUSTIÇA

Como esse conceito se enquadra no contexto empresarial? Parece óbvio, não é? Mas talvez não seja. Um sistema organizacional com governança ideal deve ter como égide as balizas da justiça para orientar todas as ações, decisões orientam as entregas a serem fornecidas a todas as partes interessadas.

  • Acionistas: Retorno justo ao capital investido;
  • Administradores: Gestão eficiente e eficaz do negócio;
  • Clientes: Produtos e serviços com qualidade assegurada;
  • Fornecedores: Qualidade assegurada no fornecimento dos produtos e serviços;
  • Empregados: Remuneração adequada e ambiente propicio para o trabalho;
  • Sociedade: Compromisso da organização em atender as demandas da sociedade.      

FORTALEZA

Esse conceito se enquadra no contexto empresarial na medida em que todos os obstáculos que procuram desvirtuar o sentido e missão da organização devam ser neutralizados. Vejamos o exemplo de programas de compliance e integridade que pavimentam a manutenção do espirito ético nas organizações.

PRUDÊNCIA

A prudência é um comportamento vital e pode ser aplicada em diversos casos nas organizações, mas pode-se exemplificar quando a Administração busca a sabedoria para melhorar e inovar os modelos de negócios, pois essa situação envolve variáveis internas e externas críticas para o êxito da empresa. 

TEMPERANÇA

A Temperança hoje pode ser traduzida como a nova característica da Liderança que adota o comportamento de Resiliência para manter o equilíbrio necessário para resolver todas as situações críticas e adversas que podem ocorrer no relacionamento com clientes, fornecedores, parceiros, empregados, acionistas e sociedade.

Mas voltando ao tema principal deste artigo a seguir apresentamos uma abordagem metodológica com as práticas de gestão que acreditamos possam apoiar um projeto de mudança que vise decifrar e propor a criação de uma empresa próspera, tendo como elementos os componentes essenciais (Organização – Estratégia – Processos – Tecnologia).

Peço a gentileza de visitar as outras áreas do site da e-LOGOS e nos procure para que possamos conversar e ser parceiros na sua jornada de evolução da sua organização para torná-la ainda mais próspera!

¬ Artigo escrito por Elysson Ribeiro

 

 

Artigo, Elysson Ribeiro, e-LOGOS, Serviços de Organização, Serviços de Estratégia, Serviços de Processos, Serviços de Tecnologia, Transformação Digital, Modelo de Negócios, Plano de Negócios

Planos & Produtos

Entre em contato com a e-LOGOS para uma análise gratuita sobre as suas necessidades e qual o melhor plano para o momento atual do seu negócio. A e-LOGOS está com uma política de descontos nos planos para atender pequenas, médias e grandes empresas

DO que sua organização precisa?

Juntos, vamos simplificar a gestão

Faça um diagnóstico organizacional online e gratuito

Rua 20 Norte, Lotes 01 a 03, Loja 03 (sobreloja)
Edifício Green Park
71.900-100
Águas Claras - DF

© 2020 e-LOGOS, Todos Os Direitos Reservados
design by The Red Studio