Artigos

Quem mexeu no meu Modelo de Negócios?

O título desse artigo é uma analogia com a história do famoso livro “Quem mexeu no meu queijo” que sugere uma boa reflexão: “Quanto mais importante seu queijo é para você, menos você deseja abrir mão dele” – Ao se conquistar algo importante, é natural apegar-se a ele e, desse modo, torna-se difícil abrir mão dele, mesmo que seja para procurar algo melhor. “Se você não mudar, morrerá” – "Há momentos em que a mudança é inevitável.”

Ora, a mudança no mundo empresarial é fascinante e, ao longo dos últimos 100 anos, a evolução dos modelos de negócios tem pautado o avanço das principais economias abertas e avançadas do mundo!

Mas, os exemplos fixam a ideia e mostram o quanto isso vem acontecendo, vamos lá:

Com a revolução industrial os motores a vapor viabilizaram invenções que mudaram o mundo para sempre! As empresas que exploravam o mercado de transportes por meio de carruagens até luxuosas não previram que o seu negócio estava em sério risco com a chegada de um novo e poderoso concorrente o carro a motor que criou um novo modelo de negócios amplo abrangendo o setor de combustíveis e absorveu totalmente o mercado.

Avançando no relógio do tempo vemos a criação dos microcomputadores em meados da década de 80, muitos diziam que aquela máquina não substituiria os grandes computadores chamados de mainframes, pois não haveria mercado consumidor para aquele negócio. A história mostrou o contrário e assim nasceu um megamercado mundial lastreado pela microinformática que até hoje molda como as empresas e pessoas trabalham.

Nos anos 90, com a invenção da Internet, foi criado um sistema global de redes de computadores interligadas com o propósito de interligar e viabilizar a comunicação online de usuários ao redor do mundo!

Muitos perceberam aí um mar de oportunidades de negócios! As chamadas empresas.com, mas antes permita-me contar uma breve história, lá no final de 1999, pude participar de um Grupo de Trabalho no SERPRO com o intuito de discutir o processo de desenvolvimento de soluções, onde pudemos nos debruçar no tema Internet e de como essa nova tecnologia iria moldar o desenvolvimento das novas soluções da empresa. E isso aconteceu de fato com a criação do novo serviço de declaração do imposto de renda. Em março de 1997, a Receita Federal lançou uma agradável surpresa para os contribuintes ao colocar no ar o programa Receitanet e propiciou o envio das declarações de renda pela Internet. Isso mudou definitivamente o relacionamento da Autarquia com os usuários e contribuintes no nosso País.

Hoje, vivemos o aparecimento de novas empresas da próxima geração baseadas no conceito de uma nova plataforma digital para oferecer novas soluções aos seus clientes.

Uma plataforma digital nada mais é do que um meio que viabiliza o modelo de negócios utilizando a tecnologia da informação como meio de conectar pessoas, clientes e promover interações na jornada dos processos, ou seja, em linguagem comercial, as plataformas visam otimizar ao máximo o encontro da demanda com a oferta.

Temos exemplos disso?

O caso da empresa Airbnb é um ótimo exemplo para entender melhor a mudança do modelo de negócios do setor e entender como a expansão do market share se torna possível, a partir de uma nova plataforma digital para as redes hoteleiras com oferta de novos serviços aos clientes.   

Criada em 2009 por Travis Kalanick e Garrett Camp, em São Francisco, a empresa Uber utiliza um modelo de negócios por meio de um aplicativo móvel para conectar passageiros com motoristas que transportam pessoas de um ponto A para um ponto B pagando pelo serviço. Isso revolucionou o mercado de transportes de passageiros no mundo.

Nos anos 2000, ocorre a eclosão das redes sociais que revolucionou definitivamente a interação das pessoas/clientes/consumidores com as empresas, tornando-as suscetíveis e expostas a todo tipo de situação, positivas e negativas afetando sua imagem!  

Mas voltando ao título desse artigo “Quem mexeu no meu modelo de negócio?”

A conclusão que podemos chegar é que se sua empresa não estiver se preparando para gerar mais valor a partir das novas tecnologias emergentes o seu modelo de negócio corre sério risco de perder espaço, sumir ou até mesmo ser substituído por outro concorrente!   

A questão crucial é? 

Sua organização precisa ter pleno domínio do modelo de negócio para enfrentar as mudanças que a transformação digital está impondo às empresas/organizações de todos os portes, sejam elas privadas ou públicas que prestam serviços à sociedade.

Hoje, as plataformas digitais não são apenas softwares, mas um ecossistema complexo de usuários com diferentes anseios e necessidades. Ao mesmo tempo, com a quantidade de informação gerada é possível utilizar os dados como um valioso ativo, estabelecer conexões e interações reais em larga escala e entregar soluções que antes não seriam possíveis.

Iniciando sua jornada!

Primeiro passo é projetar o modelo de negócio com por meio de uma auto avaliação que responda quem são seus clientes-alvo do negócio; quem são os parceiros do negócio; onde sua empresa está inserida no ecossistema de valor dos produtos e serviços do setor; como controlo e reduzo os custos do negócio; como os ativos de dados são mantidos e gerados para gerar valor e tomada de decisão; e como a proposta de valor é formulada considerando todas essas variáveis, principalmente, a tecnologia para gerar a inovação necessária na forma como ofereço serviços e produtos aos  clientes. 

A e-LOGOS pode lhe ajudar a redesenhar o seu modelo de negócios para gerar maior valor com a necessária mudança digital, gerando os resultados qualitativos para todas as partes interessadas.

¬ Artigo escrito por Elysson Ribeiro

 

 

Artigo, Elysson Ribeiro, e-LOGOS, Serviços de Organização, Serviços de Estratégia, Serviços de Processos, Serviços de Tecnologia, Transformação Digital, Modelo de Negócios

DO que sua organização precisa?

Juntos, vamos simplificar a gestão

Faça um diagnóstico organizacional online e gratuito

Rua 20 Norte, Lotes 01 a 03, Loja 03 (sobreloja)
Edifício Green Park
71.900-100
Águas Claras - DF

© 2020 e-LOGOS, Todos Os Direitos Reservados
design by The Red Studio